Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Nas últimas semanas, um vídeo postado na internet foi visto por milhões de pessoas no mundo todo e por consequência muito comentado. No vídeo, o garoto Casey Heynes que mais um dia de sua vida sofria bullying na escola, resolve reagir. A imagem é impressionante e impactante.
Em seguida, uma entrevista com Casy Heynes falando um pouco de sua vida
Por que isso é tão frequente em nosso mundo e principalmente em nossas escolas? Por que tamanha intolerância com aqueles que são de alguma forma diferentes de nós, ou diferentes dos padrões que a sociedade estipula como modelos de pessoas populares ou bem vistas? Alguém seria culpado nessa história? Seriam esses o pais das crianças intolerantes? Dos educadores? Da sociedade e dos valores distorcidos que ela transmite? Essas são algumas das questões para serem pensadas a respeito do bullying.
O fato é que isso não pode continuar, tem que ser combatido de alguma forma. Não estou aqui dizendo que a reação do jovem Casey foi a mais correta, até porque violência nunca é solução para nada. Mas só de pensar na situação dele, em como ele se sentia acuado e sem nenhum apoio. A situação é tão desesperadora que ele até pensou em suicídio, tamanha a aflição em que vivia.
Acho que a chave de tudo é a educação. Não somente a educação formal que também é muito necessária. Mas acima de tudo, a educação moralizadora, onde bons princípios sejam transmitidos. Educação essa que é responsabilidade principalmente dos pais, que devem passar esses bons valores e exemplifica-los.
Para tanto, temos a disposição os ensinamentos do Cristo, que nos mostrou que a chave para melhorarmos é o Amor ao próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário