O Espiritismo e a Umbanda são doutrinas espiritualistas, assim como o judaísmo, o catolicismo, o protestantismo, a teosofia, o rosa-cruz, o esoterismo e alguns outros, o que não impede de haver entre elas diferenças essenciais, e que lhe dão características próprias.
A existência de Deus e a imortalidade do Espírito são teorias aceitas por todas, porém a reencarnação não é aceita pelo protestantismo e o catolicismo.
O Espiritismo e a Umbanda adotam como prática a comunicação e manifestação dos Espíritos. A teosofia, o rosa-cruz, o esoterismo não prescrevem essas práticas.
Essa distinção nem sempre é feita, pela imprensa, por exemplo, que propositalmente ou não, sempre anuncia o que ocorre em terreiros e tendas como sendo Espiritismo, nem mesmo no meio espírita, quando não se dão ao trabalho de estudar a Doutrina e aqui, explicamos um pouco dessa diferença, para que essa confusão seja amenizada.
O Espiritismo difere da Umbanda na origem; o Espiritismo foi codificado por Allan Kardec, no século passado, designa uma doutrina recebida de vários espíritos superiores, caracterizada por ser um conjunto de princípios, de ordem científica, filosófica e moral, que objetiva o progresso e evolução espiritual do homem.
A Umbanda vem de várias culturas religiosas, é prática religiosa dos negros misturada as práticas do Catolicismo e ao Mediunismo. A religião fetichista (oferendas) combinada as crenças indígenas, influenciada pelos rituais e santos católicos resultando assim na Umbanda, ou seja, é uma mistura de culturas, crenças e religiões.
Yasmin Inocêncio
Yasmin Inocêncio
Parabens por mostrar um pouco da origem, de como podemos entender melhor o espiritismo e porque nao outras religioes.
ResponderExcluirCreio que a derivaçao vem tbem do catolicismo pois apesar do espiritismo nao adotar os santos, adota os evangelios...
Acredito que vc poderá enriquecer o blog com assuntos sobre alguns evangelios polemicos, como apocalipse, pois nele existem muito entendimento para ser debatido.
Felicidades!
http://paivaseguros.blogspot.com/